São Jerônimo

A Usina Termelétrica São Jerônimo - UTSJ, (em desmobilização desde dezembro de 2013) do tipo térmica a vapor, está localizada no município de São Jerônimo - RS, distante 70 quilômetros de Porto Alegre e utiliza o carvão mineral como combustível primário. Primeiro projeto energético do estado do Rio Grande do Sul, a Central, como era denominada na época, foi projetada em duas etapas, com capacidade final de 20 MW.

As obras foram iniciadas em 1948 com levantamento topográfico e terraplenagem da área. Em 1953 foi inaugurada a primeira etapa - com a entrada em operação do primeiro conjunto de equipamentos, com 10 MW instalados. Com a inauguração da segunda etapa, em 1955, a Usina operou com 20 MW de capacidade instalada para atendimento aos requisitos do Sistema Interligado Brasileiro. É a mais antiga Usina Termelétrica em funcionamento no país.

A UTSJ encontra-se integrada ao Sistema Elétrico Brasileiro e seu despacho, a exemplo das demais Usinas, está sujeito à conveniência operacional do Operador Nacional do Sistema - ONS.

Toda a área de abrangência da UTSJ está sujeita a um controle da emissão de partículas, com monitoramento dos principais indicadores de qualidade do ar. A remoção das cinzas se dá com deslocamento e reposição para as cavas de mineração com posterior reflorestamento das áreas atingidas.


Características da Usina

Capacidade instalada: 20 MW

Etapa l

  • 02 Turbinas: fabricante - Escher-Wyss (Suíça)
  • 02 Alternadores (2 x 5 MW): fabricante - Oerlikon (Suíça)
  • 02 Caldeiras: fabricante - Babcock & Wilcox (Inglaterra)

Etapa ll

  • Turbina e Alternador (10 MW): fabricante - Brown-Boveri
  • 02 Caldeiras: fabricante - Sulzer Freres (Suíça)

Combustível: Carvão mineral

Poder calorífico: 3.800 a 4.200 Kcal/Kg

Cinza: 42%

Fornecedor: Cia. Riograndense de Mineração

Local: Mina São Vicente no Município Minas do Leão

Transporte: Rodoviário

Voltar