Comitê de Gênero e Raça

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) com a parceria da ONU Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atualmente em sua 5ª edição, o Pró-Equidade de Gênero e Raça tem por objetivo a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho, com ênfase em três pilares:

1.    Promoção da cidadania e combate à discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego de mulheres e homens;

2.    Compromisso com a equidade de gênero e raça, priorizando a gestão de pessoas e a cultura organizacional da empresa/instituição;

3.    As organizações podem adotar boas práticas laborais com critérios de equidade de gênero e raça como oportunidades para melhorar a gestão empresarial/organizacional e fomentar a inovação tecnológica, a economia, a produtividade e a eficiência de bens e serviços de qualidade.   

Atuação

A Eletrobras CGTEE aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça nos biênios de 2005, 2007, 2009 e 2013. Conquistou nas duas primeiras edições o selo Pró-Equidade de Gênero conferido pelo Governo Federal às empresas estatais que desenvolveram ações nas linhas propostas: mudança da cultura organizacional e gestão de pessoas.

Em 2015, a Eletrobras CGTEE participou da entrega da 5ª edição Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF). O prêmio foi recebido pela coordenadora do Comitê de Gênero e Raça da Eletrobras CGTEE, Claudia Vieira da Rocha, das mãos Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. A Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, também participou do evento.

Parcerias

  • Interna: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - Cipa, Comissão de Ética, Departamento de Recursos Humanos, Setor de Recursos Humanos e Administrativos de Candiota, Comitê de Sustentabilidade, Assessorias de Gestão e Planejamento, de Responsabilidade Social e de Comunicação. Com os quais criamos o Grupo de Ações Integradas formulando Calendário de Atividades Conjuntas;
  • Externa: Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres - RS, Secretaria de Direitos Humanos, Comitê de Gênero do Ministério de Minas e Energia, Empresas da Eletrobras, Prefeitura de Candiota, Secretarias Municipais de Candiota. Nos subsidiando com materiais, palestrantes e nos ajudando com nossa agenda interna.

Para encaminhar sugestões, ideias ou críticas ao Comitê use o endereço comitegr@cgtee.gov.br

O Comitê de Gênero e Raça Eletrobras CGTEE te convida a participar!

A seguir apresentamos materiais relacionados aos temas Gênero e Raça, para ajudá-lo a entender melhor o assunto:

Saiba mais


Voltar